22 de dezembro de 2025
Início / Notícias
22 de dezembro de 2025
10 de dezembro de 2024
O Dia da Irmandade coincidiu com a ação de graças pelo 50.º aniversário do Jardim-Escola. Ao longo de cinco décadas contabiliza-se a passagem de cerca de 1.700 crianças pelo infantário. Procedeu-se à entronização de novas Irmãs: Maria Emília, Ilda Maria, Cátia Marina e Ana Maria.
Ler maisSÃO NICOLAU E DIA DA IRMANDADE – O primeiro domingo do advento foi por coincidência o dia aprazado para as celebrações e evocações festivas anuais desta Irmandade: Dia da Irmandade, memória do nosso Orago São Nicolau de Bari e ação de graças pelo 50.º Aniversário da criação do nosso Jardim-Escola. Como vem sendo habitual também promovemos nesta data a Entronização dos novos Irmãos que foram admitidos do decorrer deste ano: Maria Emília, Ilda Maria, Cátia Marina e Ana Maria, que foram efusivamente saudadas e “grande satisfação e alegria declaro-vos bem-vindas ao seio da nossa Irmandade da Misericórdia, e ao mesmo tempo ao serviço do bem comum paroquial”, referiu o Provedor.
Este, noutro ponto referiu que queremos “dar graças pelos 50 anos da nossa atividade dedicada à primeira infância. Diria até uma dupla graça: graça, por presenciar no dia a dia o desabrochar daqueles pequenitos num misto de risos, gritaria e traquinice e algum choro; graça, por presenciar no dia a dia o carinho e o afeto, em dedicado espírito de entrega da nossa equipa de profissionais.
Não se podendo dissociar na história do Jardim-Escola, que foi criado pela nossa Câmara Municipal, ao longo destas cinco décadas, contabiliza-se a passagem de cerca de 1.700 crianças por aquele infantário. E o interessante é que algumas dessas primeiras crianças, dos anos 70 e 80, já o frequentaram como pais, e continuam a frequentar o nosso Jardim-Escola, desta feita, de netinho ao colo, na bela condição de avós.
Neste dia tão especial, invocando Maria, com a designação de Senhora da Misericórdia, pedimos-lhe que com o seu longo manto continue a velar e a proteger as nossas crianças, as suas famílias e as nossas colaboradoras”.
Ainda nas suas palavras de gratidão, o Provedor, quis “agradecer o contributo do nosso Coro Paroquial que nos ajudou a dar graças num espírito festivo, associando também nesta referência as zeladoras que, não só hoje, mas também ao longo do ano embelezam os altares deste local de culto”.
“Ao nosso bom amigo Pe. Diogo a nossa estima e gratidão por continuar empenhado a apontar-nos os caminhos que nos conduzem ao Pai”, e na qualidade de capelão e pároco presidiu à Celebração Eucarística, tendo-nos brindados na sua homilia com palavras de estímulo à mudança e preparação para a Festa da Natividade.
Em torno desta comemoração desejaram congregar-se a Vice-Presidente da Câmara Sr.ª Eng.ª Sara Lobão, o Presidente da Junta Sr. Eng. Carlos Silva e Sr.ª Dr.ª Fernanda Silva, Presidente da Assembleia de Freguesia, representações da Confraria de Nossa Senhora das Neves, Fraternidade Secular Franciscana de Azurara e Grupo Desportivo e Cultural de Azurara.
10 de agosto de 2024
Nos primeiros dias de agosto, a Irmandade acolheu D. Joaquim Dionísio, Bispo Titular de Parthenia e Auxiliar do Porto, com um momento de convívio e uma Celebração Eucarística.
Ler maisD. JOAQUIM DIONÍSIO: O PASTOR ENTRE NÓS – De forma cíclica o Prelado Diocesano envia os seus Bispos Auxiliares para viver e sentir as comunidades paroquiais da sua vasta diocese compreendida na Região Douro Litoral. E Azurara, na fronteira litoral norte da diocese, nos primeiros dias de agosto, foi uma das 477 paróquias a acolher carinhosamente o enviado: D. Joaquim Dionísio, Bispo Titular de Parthenia e Auxiliar do Porto. Das diversas visitas que realizou pela Paróquia, a Irmandade da Misericórdia de Azurara foi uma das que o acolheu carinhosamente e procurou testemunhar toda a gratidão. Esperavam-no na receção elementos dos órgãos sociais, irmãos, zeladoras e amigos que partilharam seus anseios. Seguiu-se um breve momento de convívio e a terminar, como ponto alto que se impunha a Celebração Eucarística; nela também foram associadas ação de graças pelo aniversário natalício do nosso Pároco e Capelão, Pe. Diogo, ocorrido no dia anterior.
5 de dezembro de 2023
No dia 3 de dezembro, festa do orago São Nicolau de Bári, a Irmandade promoveu uma Solene Eucaristia para comemorar o Dia da Misericórdia — 457 anos — e a entronização de novos Irmãos.
Ler maisNo passado dia 3 de dezembro, festa do seu orago São Nicolau de Bari a Irmandade da Misericórdia de Azurara promoveu uma Solene Eucaristia, visando ainda comemorar o “Dia da Misericórdia” que celebra 457 anos no corrente ano e proceder à entronização dos novos Irmãos admitidos ao longo do ano.
No final da celebração litúrgica o Provedor referia que “agregando neste evento litúrgico diversas comemorações tão ricas de significado para esta Irmandade, não pode, evidentemente, deixar de ser um momento feliz e de alegria, considerando ainda ver-nos rodeados nesta Eucaristia de tantos Amigos e Irmãos, destacando o nosso Presidente da Assembleia Geral Ventura Saraiva, o Grupo Desportivo e Cultural de Azurara, a Comissão de Festas de N.ª Sr.ª das Neves, a Secular Ordem Terceira de São Francisco e os representantes autárquicos D.ª Fernanda Silva e Eng. Carlos Silva, respetivamente Presidente da Assembleia de Freguesia e Presidente da Junta de Freguesia; e por fim, no sentido de primazia, estima e consideração, que sei ser recíproca para com esta Misericórdia, a senhora Vereadora Dr.ª Carla Peixoto, em representação da Câmara Municipal”.
E a finalizar, enaltecia ainda que “do vasto leque de pessoas boas e generosas que nos rodeiam encontram-se as nossas trabalhadoras, colaboradoras, os voluntários e as zeladoras da nossa Irmandade a quem orgulhosamente reconhecemos a todas um extraordinário mérito, pelo brio e dedicação, ao contribuírem para nos projetarmos no futuro em prol da solidariedade. É todo este conjunto de pessoas boas, incluindo de uma forma especial o Revdo. Pe. Diogo Pereira, Pároco e Capelão, que permitem manter a Instituição viva para prosseguirmos de uma forma sustentada, quer na preservação do nosso património legado, como principalmente prosseguir na atividade social em favor da primeira infância e de muitos que pelas mais diversas vicissitudes atravessam momentos menos bons”.
3 de novembro de 2023
A instituição assinalou o Dia Internacional dos Direitos da Criança com estendais em equipamentos públicos de Vila do Conde, em sintonia com a CPCJ. No Jardim-Escola, o estendal foi conjugado com o Dia Nacional do Pijama.
Ler maisEsta Instituição tem vindo a assinalar o Dia Internacional dos Direitos da Criança com Estendais nos mais diversos Equipamentos públicos de Vila do Conde nos últimos anos. Em sintonia com a CPCJ de Vila do Conde, da qual o nosso Provedor é membro da Comissão Alargada, idealizamos e realizamos o Estendal no Palácio da Justiça da cidade.
No nosso Equipamento Jardim-Escola o estendal também foi realizado nas mais diversificadas formas, conjugado com o evento do Dia Nacional do Pijama, em que todas as crianças e famílias aderem de forma significativa.
28 de julho de 2023
Os Finalistas (Sala Vermelha) venceram o Concurso Interescolar "(Re)Descobrir os Afetos", para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A menção foi entregue no espetáculo "Um Outro Olhar", no Teatro Municipal.
Ler maisOs nossos Finalistas foram os grandes vencedores do Concurso Interescolar “(Re)Descobrir os Afetos”, relativamente ao evento para assinalar o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2022/23”.
Esta celebração é sempre muito acarinhada e evocada por diversos meios e modos por toda a Equipa Educativa e sempre destacada no Plano de Atividades Anual; acarinhar e transmitir afeto a esta faixa da sociedade com diferenças ou limitadas em alguns aspetos, mas que têm de ser respeitadas e valorizadas como parte integrante da nossa sociedade.
A elaboração do trabalho para o Concurso coube este ano à Sala Vermelha, os mais crescidos, os nossos Finalistas. Quer pelas educadoras como pelos mais pequenos a elaboração do trabalho mereceu um empenho e brio que só poderia resultar numa justa VITÓRIA!!!
De referir que este Prémio também veio para a nossa Instituição em 2019 e 2022.
A atribuição da Menção decorreu durante o espetáculo “Um Outro Olhar”, no Teatro Municipal, no dia em maio e a entrega do prémio (material didático) decorreu no nosso Jardim-Escola realizada pessoalmente pela Sr.ª Vereadora Dr.ª Carla Peixoto.